Adicione aplicativos ao menu de contexto para o desktop, com um simples hack no registro
(Créditos da Imagem: Reprodução/ Segredosgeek) |
Se quiser realmente ter rápido acesso e executar seus programas mais utilizados sem ter que adicionar ícones extras no seu desktop, saiba que há a possibilidade de adicionar o aplicativo no “menu de contexto para o desktop” com um simples hack no registro. Veja como fazer.
Adicionando Aplicativos ao Menu de Contexto do Desktop
Como exemplo nós veremos como adicionar o Notepad ao menu, porém você poderá adicionar quaisquer aplicativos que quiser.
Atenção: Antes de começar a brincar no registro, é essencial que você crie um ponto de restauração do estado atual do seu Windows, e faça uma cópia do registro — Caso aconteça algum desastre e o seu computador apresentar problemas, você poderá reverter às modificações no registro restaurando o sistema ou importando a cópia do registro.
A primeira coisa que você terá que fazer é abrir o regedit.exe através do Menu Iniciar, em seguida navegue abaixo até encontrar a seguinte Chave:
HKEY_CLASSES_ROOT/Directory/Background/shell
(Créditos da Imagem: Reprodução/ Segredosgeek.com) |
(Créditos da Imagem: Reprodução/ Segredosgeek.com) |
A tela deverá parecer com esta, se você estiver no local correto:
(Créditos da Imagem: Reprodução/ Segredosgeek.com) |
Agora teremos que criar uma nova Chave abaixo da chave shell, o nome ao qual será exatamente o que irá aparecer no menu do desktop. Clique com o botão direito do mouse sobre a chave “shell”, e então escolha Novo/Chave no menu.
(Créditos da Imagem:Reprodução/ Segredosgeek.com) |
Agora dê o nome que você deseja que apareça no “menu de contexto para o desktop”. No nosso exemplo utilizaremos o “Notepad” (mas você poderá utilizar o nome que quiser).
(Créditos da Imagem: Reprodução/ Segredosgeek.com) |
Para o próximo passo nos precisaremos criar a chave de comando, que na verdade irá conter o comando utilizado para lançar (iniciar) o programa. Clique com o botão direito sobre a chave do Notepad, e em seguida escolha Novo/Chave no menu.
Dê a essa chave o nome “command” em caixa baixa (todas as letras tem que ser em minúsculo).
Para completar este passo nós precisaremos do caminho completo onde está localizada a aplicação(programa) que quisermos lançar (executar). Você poderá utilizar Shift + Clique Direito para copiar o caminho do programa rapidamente. Nota: — Claro que para o Notepad, cujo estamos utilizando como exemplo, você não precisaria do caminho completo, mas isto é só um exemplo.
Dica: Para copiar o caminho de um executável de um programa qualquer, mais rapidamente, você poderá utilizar até mesmo um “atalho” como neste exemplo da imagem abaixo, onde utilizamos o atalho do Google Chrome (localizado na área de trabalho) — Clique com o botão direito sobre ele e clique em abrir local do arquivo, em seguida clique em “Shift + Clique direito” e copie o caminho do executável como visto anteriormente.
Agora clique em “command” no lado direito, e então dê um clique duplo sobre a chave (Padrão) no lado direito para editar o valor da string.
Cole o caminho completo que leva até o executável que você copiou no passo anterior, ou se preferir você pode digitar o caminho completo manualmente.
Feito isto, deverá se assemelhar com a imagem logo abaixo:
— Testando o novo comando.
Se tudo der certo e você fez os passos corretamente, então, agora é só clicar com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho (desktop) e você verá o item do novo menu… naturalmente se utilizar este item, você executará o Notepad.
No nosso exemplo nós utilizamos o aplicativo Notepad que é nativo do Windows, mas você poderá adicionar quantos atalhos de programas ao Menu de contexto do desktop quanto quiser, você só terá que repetir os passos novamente com um novo nome para o item do menu.
Curtiu o conteúdo do Segredos Geek? Então curta nossa página no Facebook e no Google Plus, para nos seguir, e fique sempre atualizado com nossas postagens!